sexta-feira, 6 de julho de 2007

As Maravilhas

A Capela de São Frutuoso ou Capela de São Frutuoso de Montélios, situada em S. Jerónimo de Real (Braga), é uma pequena capela datada da segunda metade do século VII, ou seja pré românica.
«Montélios» é a tradução de «Monte Pequeno». Nas «Inquirições» do rei D. Dinis esse local é chamado de «Montêlhos». Diversas doações do séc. IX e X, falam neste monte, as quais estão patentes no livro ’’Fidei’’.
Esta capela de traça visigótica, parece ter sido inspirada nos Mausoléus bizantinos. O seu interior pode-se considerar como um verdadeiro exemplar da Arquitectura islâmica.
Foi mandada edificar por São Frutuoso, bispo de Braga e de Dume e daí o seu nome actual. Inicialmente foi-lhe dado o nome de capela de São Salvador de Montélios.
Durante o século XVII, foi incorporada no Convento de São Francisco.
Ao longo da sua existência, esta capela sofreu diversas alterações. Durante a ocupação moura grande parte deste templo foi destruído, tendo sido reconstruído durante os séculos X e XI, o que lhe deu um aspecto visigótico.
Esta capela foi classificada como Monumento Nacional (Decreto 33 587, DG 63, de 27 de Março de 1944).

É já amanha que saberemos quais são as novas maravilhas do mundo, sim porque das antigas só as Pirâmides de Gizé figuram nas finalistas...

É certo que cada um de nós faria uma lista diferente, talvez aquilo que mesmo se ganhe com esta eleição, é o despoletar de consciências para a preservação do património arquitectónico, cultural; por parte da sociedade civil...

A minha maravilha é sem dúvidas a Capela de S. Frutuoso em Real (cada um puxa a sardinha a sua brasa)


4 comentários:

S. G. disse...

É tão antiga, tão antiga, que chega a ser mais antiga que a Sé de Braga...

Dois votos pr'a esta maravilha...

Pedro Indy disse...

Se "Montêlho" queria dizer "Monte Pequeno", agora já percebi de onde vem a palavra "Pintêlho". Certamente de pêlo pequeno.

Isso quer dizer que o nosso amigo Pêlo, foi um pintêlho até aos 18 anos.

Pedro Indy disse...

Eu voto na mini-saia. A grande maravilha do mundo moderno!

S. G. disse...

batista.....era caso pra dizer...p*** que p****....es o maior ....