quarta-feira, 4 de julho de 2007

D. João Peculiar


O mais distraido transeunte que, por acaso, se decida a transitar pelo largo de S. Paulo, ali para os lados da colina da cividade, em Braga, não vai certamente deixar passar em claro a presença da estátua de alguém que, não tendo nascido em Braga, é e será um dos grandes bracarenses, um dos grandes portugueses, um dos maiores impulsionadores da independência desta terra a que hoje chamamos Portugal. Ei-lo pois, D. João Peculiar, amigo pessoal de D. Afonso Henriques, arcebispo de Braga e primaz das Espanhas entre 1138-1175.


Eu sei que já devem ter reparado mas a estátua... Em si também tem algo de muito peculiar! Será que a forma fálica no bordão da bengala é mesmo aquilo que estamos a ver?


É que sendo assim já não somos apenas a cidade dos cinco "Pês" como costumam dizer por aí. Somos a cidade dos sete "Pês" (vejam o simbolismo do número). Padres, Putas, Paneleiros, a puta que os pariu, e Pénis Peculiares, para encher ainda mais a boca de quem, à boca cheia, nos pretende humilhar com a história dos três "Pês".

Tenho dito.

Sem comentários: