terça-feira, 27 de novembro de 2007

elegia ao cantor cid

[452]

.

. (trago comigo esta dedicatória, no primeiro cd original que eu comprei, ontem mesmo)
.
depois de já ter dado a conhecer a meu gosto pelas músicas deste senhor [José Cid] , regresso com mais uma passagem deste grande song-wrighter português. decerto perguntam o porquê desta admiração, e eu próprio desconheço o dia em que comecei a gostar de José Cid. suponho que tenha começado nos dias em que deixamos de ter a concurso músicas condizentes com a nossa cultura, a representar portugal no festival da eurovisão. sempre gostei do festival e regressei muitas vezes ao passado procurando o que tínhamos sido nesses concursos. admito que há uns 10 anos que me apaixonei pela música. mas também todos os êxitos dos anos 80, que a minha mãe cantarolava, e que muitos se admiram como eu conheço aquelas músicas, estavam já dentro da minha cabeça.
.
por isso o passo é dado sempre atrás. busco as músicas do paulo de carvalho, carlos paião, paco bandeira ou o inigualável armando gama, como quem busca aqueles dias em que a minha mãe cantava. aqueles dias em que ela me parecia mais convencida de que a vida ainda lhe reservara um destino mais favorável.
.

.
por isso germinou o gosto por estes passados e a música do José Cid é a encarnação em cada canto (não das letras) mas dos tons e melodias ou segundas vozes. porque será que estavam tanto jovens ontem na fnac?
.
.
acredito que José Cid estará para acabar, e quando sentimos que os artistas se começam a aproximar do "estado de mito", começamos a reviver o cantor, mesmo com ele à nossa frente. não sei muito que dizer. é só aferir quantas pessoas sabiam os refrões, e percebemos a grandeza do homem. as homenagens devem ser feitas em vida e o José Cid merece-as.
.
a minha, depois desta [aqui], fica mais uma vez registada. e o concerto foi de uma contagiante alegria. bem-haja o TIO CID.

3 comentários:

RSM disse...

E o homem do feno será que esteve lá?

S. G. disse...

Admira-me muito o meu amigo camurcina conseguir estar comigo tantas vezes a ver o tio cid (um abraço para ele também).

foi comigo a todos os concertos...

o companhia dos camurcinas também teve direito a um autógafo!

:)

Companhia das Camurcinas disse...

amigo, faço minhas as tuas palavras!! aqui deixo a minha grande apreciação e saudações a este grande SENHOR!! apenas acrescento que no espaço de 6 meses é terceira vez que tenho o prazer de assistir aos espectáculos do TIO CID... e a prova da minha presença ontem na FNAC é a tua foto (fui EU que a tirei), e é claro que também o CD original autografado pelo "TIO CID"...

:) :)