terça-feira, 4 de dezembro de 2007

os 47 dias do desterro (II)

[483]
.
quando o meu pai morreu, chorei durante 3 dias seguidos. correram-me lágrimas de rancor pela forma como ele morreu. era novo, tinha ainda muito para viver, e eu ainda muito mais para viver com ele. tive lágrimas suficientes para derramar pelo choque que a sua morte me provocou. fiquei sem comer e sem apetite. deitava-me. levantava-me. com o único objectivo de enxugar as que pelo rosto me caíam, demonstrando só a mim mesmo o que acabara de perder. tive até visões durante o meu sono. mas as lágrimas eram intensas. quando achava que poderia terminar o meu suplício e começar a enfrentar os nossos problemas diários, desprendiam-se novamente, de forma subtil, uma após a outra. três dias seguidos, vermelhos, molhados, húmidos, os meus olhos eram o que se via. desgraçadas ovais escondidas em lenços de pano que a minha mãe lavava à mão.
.
ao fim de três dias, na hora em que o meu pai morreu, eu parei de chorar.
.
tentei em vão procurar outro sentimento que não fosse a insensibilidade e abstracção.
.
desde esse dia nunca mais chorei.

3 comentários:

susemad disse...

...
...
...

(Não comentarei estas palvras, por as considerar grandiosas demais.)

Um abraço

maria inês disse...

choro!

como nunca chorei... e não chorava, como não chorei no dia em que ele morreu!

S. G. disse...

...

...

...

as vossas palavras é que são grandes. obrigado.