segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

a boneca - o teatro em parceria

[599]

asseguram um bom espectáculo. e podem ter a certeza que é. não que sinta à vontade para falar sobre a temática do teatro, pela falta de cultura que durante anos se instalou em braga, mas o certo é que o gosto entranha-se com o tempo.

a história adaptada do início do século XX, mostra-nos os costumes, a instituição do casamento com a subserviência da mulher, o poder masculino, o domínio económico pelos mesmos e a regras institucionalizadas para a mulher como mãe e dona de casa exemplar.

.


.
.
a peça, com um intervalo algo inesperado, mas que se compreende depois fazer parte da necessidade de mudança de visual dos actores, tem nessa segunda parte um clímax, compreensível com o aproximar do final, embora a mudança seja demasiado vincada. os elementos marcadamente de carácter dos personagens, são alterados de forma demasiado abrupta, embora o desenlace permita aceitar que as mudanças naquelas vidas acabam justificar a alteração. termina com um exemplo de emancipação da mulher, e a revolução que operaria em alguns anos do início do século passado.
.
vale bem a pena assistir. é uma forma de crescimento. é um prazer que se tem ao imaginar todo o esforço de caracterização e encarnação daqueles papéis. é um deleite certos rasgos de interpretação condizentes com este nomes conhecidos do panorama teatral nacional.
.

pessoalmente, depois de mais de dez anos sem um espaço em braga onde pudesse ser representada uma peça com as condições mínimas, é um enorme prazer assistir agora com frequência a estes espectáculos.
.
é pois, uma excelente iniciativa de parceria com resultados evidentes de sucesso.

1 comentário:

susemad disse...

:) Obrigada pela tua opinião.
A peça só chega aqui nos finais de Fevereiro. Ainda não sei se a vou ver, mas até lá...