segunda-feira, 23 de novembro de 2009

sete fontes

[1789]
.
.

o igespar até lhe dá importância.
assim-assim.
bem, tanto se lhe dá.
.
uma gaja dá um parecer. bonitas palavras, dizem, e publicam no site e tudo. no resto é galheiro. não interessa assim tanto. azedam os cobres que pesam no bolso. é história fraquinha. quer-se lá saber de quem foi o engenho e arte. é merda que aos engenheiros de hoje pouco lhes aperta.
.
apreciem,
.
.
Nesta extraordinária obra, encontramos não apenas uma funcionalidade destinada a melhorar as condições de vida da cidade, mas também uma significativa obra hidráulica, e um testemunho de arquitectura barroca que importa preservar como um todo, sem esquecer que esta estrutura só faz sentido se conservar a sua funcionalidade primeira e fundamento da sua existência - a água que corre no seu interior. Nesta medida, o sistema conhecido por Sete Fontes é mais do que um bem patrimonial; ele é, igualmente, um bem ambiental.
(Rosário Carvalho, igespar)
.
.


.
mas há gente importante que defende com unhas e dentes a cultura. e o ambiente. e a engenharia.
.
.
O que é que o PS defende para o complexo das Sete Fontes?
.
Nós queremos criar um parque que seja usufruido pela população. Há necessidade, nessa zona, de alguns equipamentos. Por exemplo, os ‘Alegrienses’ estão sem recinto desportivo. Será necessário instalar naquele parque um recinto desportivo e muitas outras coisas. Mas isso tem que ser feito preservando a monumentalidade da zona. Tenho consciência daquela monumentalidade, porque há 33 anos descobri as Sete Fontes e coloquei lá uma equipa de funcionários.
Graças a essa medida, tudo aquilo está conservado. O parque que lá queremos criar tem que ser alvo de um grande consenso e, em primeira mão, temos que tratar do mesmo processo junto do IGESPAR, entidade que tutela aquela área. Depois disso iremos dialogar com as forças vivas e com os directamente interessados, que são os habitantes de Sete Fontes.
.
Prevê o aproveitamento de toda a área disponível?
.
A nossa primeira proposta era de 15 hectares, a segunda já prevê um alargamento. É bom que se diga que o projecto da via de acesso ao hospital teve várias alterações por sugestão do IGESPAR. O IGESPAR deu parecer favorável ao projecto da via. A via não vai prejudicar o património que lá está.
.
A via é um viaduto?
.
Não lhe posso dizer agora como é que vai ser. Deram-me garantias de que não prejudicará a monumentalidade.
.

.
parece que na próxima sexta-feira, na sede da junta de s. victor, haverá debate sobre o assunto.
.
(lembro-me de ter lá estado num debate sobre o assunto há uns 4 anos. todos os alertas caíram em saco roto. agora é que não haverá mesmo tempo para alterar o que está projectado e proteger o património)
.
.
apetece-me dizer, que se foda esta merda. ninguém quer saber. e está sempre tudo decidido antes de nós abrirmos a boca.
.
.

1 comentário:

elsafer disse...

valeu o desabafo , mas quero acrescentar que a maioria da população é ordeira e como tal o poder político é maquiavélico e faz per si o que achar conveniente