quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Dalai Lama visita Portugal

Dalai Lama, o líder político e espiritual do Tibete, Prémio Nobel da Paz em 1989, chegou hoje a Portugal para uma visita de cinco dias ao país.
Não será recebido oficialmente pelo governo Português. Também não está previsto qualquer encontro entre o líder espiritual tibetano e o Presidente da República - Aníbal Cavaco Silva.
Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado, a decisão do governo de não receber oficialmente o Dalai Lama foi assumida no contexto das boas relações com a China e não decorre de nenhuma pressão.
... Sr. Ministro mas que raio de boas relações são essas, em que se combina que não se há-de receber oficialmente o líder espiritual do Tibete??? Aquele que luta pela autonomia daquela região, para que esta conserve e viva a sua cultura, incluindo a religião (o que actualmente não lhes é permitido, porque o regime chinês considera que a religião é uma doença para mente). Parece-me que esta atitude, quer do Governo, quer do Presidente da República, visa não ferir a sensibilidade com o governo chinês... não queiram tapar o sol com a peneira...

Sem comentários: