quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Halloween

O Dia das Bruxas é um evento de cariz tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações pagãs dos antigos povos celtas.
Para quem anda á "caça ás bruxas", hoje elas andam á solta!!!!

2 comentários:

Pedro Indy disse...

A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditava que no último dia do verão (31 de outubro para eles), os espíritos saíam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Nos últimos tempos do Império Romano, fase de ascensão da Igreja Católica muitas tradições pagãs foram adoptadas e alteradas como forma de denegrir a imagem dessas religiões e crenças. É nessa altura que surge a imagem do Diabo ou das bruxas, quando na realidade os povos Celtas nunca foram adoradores de forças maléficas e viam as bruxas e os druídas como pessoas benéficas para a sociedade, basta ver o papel preponderante que ocupavam os druídas na sua organização social. Quanto à figura do diabo, aquela que nos habituamos a ver, com cornos e pés de cabra, era uma antiga representação celta do lado masculino de Deus. Os chifres, ao contrário da ideia que se tem hoje, significavam virilidade. Essa imagem representava o deus principal no panteão celta, a par com uma imagem, da qual não me recordo agora e que representa o lado feminino (penso que tem qualquer coisa a ver com a lua). Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

RSM disse...

Afinal não se fala só de futebol, por aqui....