"O cinema São Geraldo, a segunda sala a exibir filmes em Portugal, foi ao longo de décadas a sala de cinema dos bracarenses, actualmente esta mítica sala está fechada e sem possibilidade de uma provável reabertura. Hoje em dia os espaços a funcionar na cidade são os cinemas Cinemax e Lusomundo com sete de salas projecção cada. Existe também o cinema GoldCenter, mas possui apenas uma sala. A Câmara Municipal de Braga tem também uma rede de videotecas onde os cidadãos podem ver filmes gratuitamente." in Wikipedia
Recentemente a Câmara Municipal de Braga recebeu a proposta de uma multinacional francesa que queria adquirir o edifício para abrir as suas instalações na nossa cidade. Estupidamente e incompreensivelmente a câmara recusou e "forçou" esta multinacional a abrir a sua filial num shopping da cidade.
Eu pergunto, porque? A abertura de uma loja FNAC nesta zona da cidade ia dinamizar toda a zona envolvente como também ia revitalizar o "monstro" do shopping Santa Cruz, que esta cada vez mais decadente.
Será que é politica do Sr.Eng. Mesquita Machado deixar o centro da cidade ao abandono e em ruínas, como o supra citado S. Geraldo? Serão os interesses e lobbies imobiliários assim poderosos, que, valham mais do que a requalificação do centro da cidade.
Porque?
16 comentários:
O São Geraldo ou o edifício dos Correios. A FNAC em França, como no resto da Europa (excepto PT), tem o hábito, ao bom europeu, de se situar em edifícios históricos no centro da cidade.
Braga, não foi excepção, foi para um shopping. Mas, claro como a água, existem interesses. A vinda de mais shoppings para a cidade vai atacar principalmente o BragaParque (em que a Urbaminho detém alguma percentagem). Ora a Urbaminho é uma empresa dos ditos construtores bracarenses. Sendo a FNAC uma verdadeira loja âncora, ...
No comentário anterior queria dizer que Braga não foi excepção em relação ao resto de Portugal.
bem visto...essa perspectiva eu não tinha visto...claramente a FNAC irá trazer muita afluência ao shopping e isso irá travar a debandada que haveria no caso da construção do dolce vita por exemplo.
este nosso reforço também comeceu muito bem :)
Desculpem intrometer-me, mas o Eng. Mesquita Machado confidenciou-me que não é proprietário do Cinema São Geraldo... Trata-se de imóvel propriedade da Igreja Católica - Arquidiocese de Braga.
Confidenciaram-me igualmente o proprietário do hipermercado "Continente" de Guimarães disponibilizava gratuitatemnte o espaço que a FNAC precisasse para garantir a sua instalação naquele espaço comercial vimaranense...
JPM
Sei de fonte segura que o o Presidente da Câmara de Braga fez tudo o que estava ao seu alcance para convencer os investidores a projectar a FNAC/Braga junto do Theatro Circo. Só desistiram porque não encontraram tal espaço disponível para tal. Além disso, a FNAC privilegia espaços comerciais de grande circulação, vulgo "shopping's".
João Machado
Caro João Paulo Mesquita,
A bem da cidade, e só isso me move (falo só por mim), agradecemos esse seu esclarecimento. estamos certos que o colaborador não estava a par desse pormenor.
A ser verdade que isso aconteceu (facto de ter vindo para braga em vez de guimarães) então a câmara deveria explicar o excelente negócio que conseguiu.
Como certamente reparou, neste blog já elogiamos o que tem de ser elogiado (da minha parte insisti na qualidade enorme do festival de teatro de rua e de alguns momentos do thetro circo - sendo vossa excelencia muito frequentador saberá disso).
Caro João Machado:
Não me move nada contra a figura do presidente da câmara mas sim contra algumas políticas seguidas. Não me admira que o presidente defenda a cidade e o seu melhor ordenamento possível, o contrário é que seria de admirar.
Certo de que estarão de visita ao nosso blog mais vezes felicito o vosso bom gosto,
Cá estaremos para qualquer esclarecimento,
Saudações
O são Geraldo, como o palacete Vilhenas Coutinho, entre outros, são imóveis de grande valor no centro da cidade, mas em puro estado de abandono e decadência. Nunca entendi o objectivo da igreja com o S. Geraldo. Querem reconstruir o convento dos Remédios?
Nunca falei disto na blogosfera bracarense, mas aqui vai a minha opinião: O edifício do Shopping Santa Cruz, na minha opinião é feio, e ainda por cima não se enquadra minimamente na praça. O S. Geraldo é uma relíquia cultural bracarense. Se fosse possível, restaurava-se o S. Geraldo, reconstituindo a fracção destruida para a escola profissional ou Gulbenkian, destruia-se o shopping santa cruz e reconstruia-se um edifício em homogeneidade com a praça. Enquanto o Theatro Circo prima pela cultura mundial ou de qualidade, o S. Geraldo poderia primar pela cultura local. O ex-shopping poderia ser um shopping cultural. A própria praça poderia servir de palco para teatro e artes de rua, com actividades regulares.
são ideias complicadas de executar.
Caro Fernando pessoa,
Nos dias de hoje, se o presidente da C.M.B. vem para a praça congratular-se da vinda da FNAC para Braga, arrisca-se a que a oposição lhe acuse de propaganda fácil.
caro césar gomes,
concordo consigo na generalidade.
mas memso que possa ser acusado de propaganda fácil, eu não sou fundamentalista. A ser verdade essa vitória pessoal pois então deve-se congratular o presidente da câmara por isso.o que acho é que ele está à espera que a FNAC abra (mesmo aberta, a funcionar a 100%)para depois saír para a praça com essa notícia.
concordo consigo que aquela zona deveria ser reabilitada com um arranjo que devolvesse aquele espaço às pessoas e à cultura.
Concordemos todos que não é pelos lindos olhos de ninguém que a Fnac se instala em Braga. O mesmo se pode dizer do Instituto Internacional de Nanotecnologia. De facto, o que contou foram as potencialidades económicas da cidade, fruto do seu desenvolvimento que, quer queiramos quer não, está umbilicalmente ligado ao trabalho do Eng. Mesquita Machado. E, afinal de contas, o importante é Braga ser o palco destes dois investimentos. Ou será que vocês preferiam ver a Fnac em Guimarães?...
Mónica Esteves
cara Mónica Esteves
é obvio que a cidade cresceu muito, desenvolveu com pouca qualidade urbanística, mas cresceu. isso deve-se também ao facto de ser uma cidade jovem (outrora a mais jovem da europa - hoje com menos capacidade de fixação de estudantes da UM)e deve-se ao facto de engº Mesquita Machado ser presidente (não tendo havido outro, é difícil fazer comparações com o que poderia ter sido a cidade com outro presidente).
Sem dúvida que estas coisas são alvo de negociações com as câmaras. sabemos que isso é crucial para o desenvolviemnto económico das cidades, a atracção que estas exercem sobre os investidores. referi que o contrário (defesa da cidade e de emprego na cidade) é que seria de estranhar que não fosse feito pelo sr. presidente. tal como se critica o facto de ter saído para fora da cidade a bracalândia, sem ninguém perceber muito bem porquê.
quanto ao instituto de nanotecnologia, ele veio para braga por troca com a capital europeia da cultura para guimarães. e isso foi uma promessa do engº que ele não cumpriu.
a bem da cidade e de todos,
saudações,
Independentemente de concordar ou não com algumas das afirmações que faz, devo aduzir que todas as promessas que o Eng.Mesquita Machado fez, cumpriu, mormente aquelas que dependiam exclusivamente das suas competências como Presidente da Câmara (não me referiro à Escola de Ciências da Saúde, ao Instituto de Nanotecnologia ou ao Novo Hospital, que tem merecido o seu total empenho). Já que aborda a questão dos parques de diversões, não se espantará se vir brevemente juntar-se aos equipamentos executados e em execução no Parque Urbano de Braga/Norte um verdadeiro Parque de Diversões que em muito suplantará a Penafidelândia...
Mónica Esteves
Cara Mónica Esteves (sr.ª ou menina, tanto faz pq o respeiro é o mesmo):
Devo dizer, antes de mais, que é com enorme agrado que a recebemos no nosso meio, agradecendo e realçando de novo o bom gosto que as pessoas têm em visitar este blog, que está cada vez mais plural e convidativo à festa da democracia, a discussão.
depois devo também dizer que nada me move contra a figura do engº mesquita machado, pessoa que há muitos anos nos recebeu (quando eramos uns miúdos imberbes com preocupações ambientais) sendo que a impressão que fiquei dele era a de uma excelente pessoa, simpático e acima de tudo interessado e preocupado.
estamos à espera desse(S), já anunciado(S), (na 1ª versão seriam dois?) espaço de diversão que consiga competir em termos internacionais com a penafidelândia ou outros melhores como o de sevilha.
estou certo que engº cumpre as suas promessas mesmo que a custo (como o caso da ciclovia - sendo que ele se referiu a ela como um nado-morto à nascença - e agora ela afirma-se como uma excelente aposta.)
estou certo que os senhores fazem o vosso trabalho no melhor que sabem a bem da cidade.
Saudações e mais uma vez visitem o nosso espaço com a visão estratégica de quem sabe que há muito e boas ideias para a cidade pelos blogs.
Obrigado.
Vai abrir em Braga. Isso é o mais importante!
www.minhopress.com
Estou de acordo com praticamente tudo o que dizem o "fernando pessoa" e o "césar gomes"... Sou Bracarense de gema e poderia ser "ferrenho" se nao discordasse com certas coisas que acontecem na nossa cidade... desde desenvolvimento urbanistico sem qualquer planeamento territorial... (directamente ligado) a jogos de interesses... seria bonito a fnac no centro histórico... traria movimento ao comércio local e a uma das mais belas zonas da nossa cidade...
Estou de acordo com praticamente tudo o que dizem o "fernando pessoa" e o "césar gomes"... Sou Bracarense de gema e poderia ser "ferrenho" se nao discordasse com certas coisas que acontecem na nossa cidade... desde desenvolvimento urbanistico sem qualquer planeamento territorial... (directamente ligado) a jogos de interesses... seria bonito a fnac no centro histórico... traria movimento ao comércio local e a uma das mais belas zonas da nossa cidade...
Enviar um comentário