quarta-feira, 28 de novembro de 2007

cinenimação

[459]

era uma vez, mais uma história sobre os caminhos desviantes da américa. a história da américa em transformação, 1969, em que os "mall's" e o consumismo inunda as ruas e abate o "personal attendance". começa nas ruas e acaba nas ruas. começa nos gangsters bons e nos polícias corruptos. divaga nessa linha zizegueante da dúvida entre o que é mau (mas moralmente aceitável), e o que é bom (mas conquistado à custa da brutalidade).

.

.
o gangster americano é uma maravilha da interpretação de denzel e de russel (ambos óscares). uma história pouco provável de sucesso de um polícia incorruptível (crowe) e o gangster (washington). para mim a melhor cena é a da rusga final. tiros, acção e velocidade, realismo e a vitória do bem contra o mal. mal? porquê? nem sempre o que parece é. o inominável assassino a sangue frio, colabora com a polícia e denuncia milhares de polícias corruptos (3/4 da polícia especial de combate à droga estava envolvida com a máfia).
.
no final perguntamos. se tivéssemos encontrado um milhão de dólares num carro, que faríamos?devolveríamos a bem da honestidade?

2 comentários:

LDS disse...

Traidores !!!!

O Poeta Morto disse...

nao te preocupes que eu também nao fui ver...