terça-feira, 13 de novembro de 2007

"Como é bela a fealdade!"



Chamo a atenção dos leitores com especial gosto pela sinestesia que certos livros nos podem oferecer. Estou-me a referir à História do feio, o segundo tomo de uma cuidadosa compilação de ensaios (iniciada pelo seminal História do belo) reservada ao estudo da complementar oposição entre os canônes do belo e do feiodesde a antiguidade clássica até à actualidade, com a soberba direcção de Umberto Eco.



O livro revela-nos uma autêntica profusão de texturas, cores, sensações e sentimentos dispares, cuja principal missão consiste em desmistificar o conceito do puro horrivel, ou de uma suposta fealdade atemporal. Perto do final da obra, o autor acaba por nos desvelar uma curiosa conclusão sobre o tema do feio hoje que no final de contas poderá perfeitamente representar as futuras convenções de beleza (ex: as tatuagens e piercings que no passado eram usadas com desdém por piratas selvagens e salteadores andrajosos, hoje são ostentadas com orgulho por adolescentes puéris e inocentes).





Em suma, um livro essencial para todos os colecionadores, estetas ou pura e simplesmente para os fãs de Umberto Eco, pela sua qualidade estílistica (são cada vez mais escassas as compilações, ainda por cima de textos tão dispares que nos fazem viajar desde o O homem que ri de Victor Hugo até ao Freaks de Todd Browning) pela originalidade e controvérsia do tema abordado (o feio é, e sempre será, um tema amplamente discútivel) assim como pelo poder dramático da cornucópia de imagens que povoam o livro (desde os reverenciados mestres do horrivel H. Bosch, Bacon, Ensor, Dali até aos improváveis simbolos iconoclastas e fotógraficos da actualidade) tudo isto impresso em papel de tacto aveludado (sim, até as folhas são de superior qualidade!!!) Obrigatório! (boa prenda de natal)




Para vos aguçar o apetite deixo-vos o índice:




Cap.1- A fealdade no mundo clássico;


Cao.2- A paixão, a morte e o martírio;


Cap.3- O apocalipse, o inferno e o diabo;


Cap.4- Monstros e portentos;


Cap.5- O feio, o cómico e o obsceno;


Cap.7- O diabo no mundo moderno;


Cap.8- Bruxaria, satanismo, sadismo;


Cap. 11- O perturbante;


Cap. 14- O feio alheio, o kitsh e o camp;




P.s. - Como senão, o preço, talvez um pouco excessivo, mas atendendo á excelência dos conteúdos...

Sem comentários: