terça-feira, 11 de março de 2008

o dicionário escrito em prosa

[794]

este é o segundo livro do autor que leio. o anterior, fantasia para dois coronéis e uma piscina, foi uma surpresa, e de uma dificuldade extrema a leitura. a sua forma de escrever, muito meticulosa, com adejctivação permanente, com vocábulos quase esquecidos do dicionário, torna a leitura dura, mas enriquecedora, pelo facto de nos obrigar a investidas no livro grande das palavras.
.
esta obra, com passagens igualmente seleccionadas, escritas com todo o cuidado, o que se percebe facilmente pela leitura, é bastante diferente da anterior, embora o estilo esteja todo lá. a necessidade de recorrer ao dicionário é menos permanente, e a própria obra menos evasiva, ou mais concisa, torna-se de leitura mais agradável. mário de carvalho, escritor com uma vasta obra publicada, e com prémios diversos, é sem dúvida uma das melhores penas deste país de escritores.
.


mário de carvalho, a sala magenta (****)

.
à vossa atenção portanto mais uma publicação. uma história em que o seu personagem se apercebe da falta de sentido de tudo o que fez na vida, polvilhada de pormenores dos seus romances e falhas. deixarei algumas citações mais tarde.

Sem comentários: