quinta-feira, 18 de junho de 2009

Primeiro Ministro e Ministra da Educação assumem que o modelo de avaliação de professores apresentado foi um erro.

40 graus à sombra. Um homem caminha pela rua, quase a chegar a casa, carregando duas garrafas de água. Um desgraçado aparece-lhe à frente, morto de sede, pede um pouco de água que lhe é prontamente recusada. O homem segue o seu caminho mas, a poucos metros dali apercebe-se do que fez. Está quase em casa, onde tem água em abundância, e acaba de recusar um pouco mais de vida a alguém.

Encontrou um erro analisando a própria acção.

Volta atrás, encontra o pedinte e oferece-lhe as duas garrafas de água que antes lhe havia recusado.

40 graus à sombra. Outro homem caminha pela rua, quase a chegar a casa, carregando duas garrafas de água. Um desgraçado aparece-lhe à frente, morto de sede, pede um pouco de água que lhe é prontamente recusada. O homem segue o seu caminho mas, a poucos metros dali encontra um amigo que lhe diz. "Ó pá, isso não foi nada porreiro! É que estava gente a ver e isso pode custar-te alguns votos nas próximas eleições".

Encontrou um erro, não por ter analisado a acção em si, mas por ter analisado as consequências devastadoras que a acção poderia trazer à sua imagem.

Volta atrás, não por estar arrependido da má acção, mas por temer as consequências da acção nos seus objectivos pessoais. Assume publicamente a sua falta, transforma o ar arrogante em humildade de cão abandonado e pede a compaixão de todos.

Moral da história:

Vão dar música a outros que daqui não levam nada!

4 comentários:

S. G. disse...

por isso é que eu sou candidato a primeiro ministro dos blogs :)

Mestre Moé Lá disse...

E o que é a Política senão questões de imagem?

No bai disse...

Que vão dar banho ao cão.

Daqui também não levam nada.

Beijinhos

Pedro Indy disse...

Tudo depende da definição de Política (ou política).

A Política (com P grande) é a ciência do governo das nações.

A política (com p pequeno) é que é apenas imagem, ilusão, mentira. É a prática corrente de quem faz dela carreira e não vocação. É, acima de tudo, e numa linha maquiavélica, a arte da obtenção e manutenção do poder. Eu não voto em alguém para que essa pessoa progrida na carreira. Eu voto em alguém para que me represente a mim e às minhas ideias, é a isso que os políticos se propõem aquando das campanhas.

É verdade que, na prática, aquilo que vemos hoje em dia é um bando de politicos (com p pequeno) de merda à frente do nosso país. Não nos podemos é conformar com isso, caso contrário, e se aceitarmos a definição de política como "imagem", temos de admitir que Hitler, Salazar, Estaline, Mussolini foram todos grandes Políticos. De facto eram mestres da imagem, Hitler até tinha um ministro só para a propaganda! A verdade é que nenhum foi um grande POLÍTICO. Todos foram apenas grandes políticos.