quarta-feira, 7 de outubro de 2009

o maior etc da actualidade

[1765]

rogério casanova (para quem não conhece, tenha paciência e vá pesquisar) escreve a sua crónica deste mês na revista LER com este título. a ideia central não é homenagear o companheiro que escreve sobre os temas importantes, mas antes criticar os críticos pelo que escrevem sem o sentido prático.
.
(note-se que a introdução é um contra-senso em si mesma pela falta de objectividade)
.
no que me toca, eu escrevo mesmo para dar o relevo necessário a este texto,
.
primeiro porque o assunto é sério (mesmo escrito sem maiúsculas).
segundo porque me chateiam alguns problemas que lá são referidos (incluindo os CV's).
terceiro, porque a possibilidade de uma desilusão é enorme.
em quarto, porque a desilusão é uma fórmula exponencial da expectativa criada.
quinto, porque me empenhei pessoalmente.
sexto, porque li medina carreira em "portugal que futuro" e estou deprimido.
sétimo, porque há uma horda que não percebe que se pode lutar por mais seriedade e honestidade.
oitavo, porque há gente que não sabe elevar a discussão.
nono, porque me chateia a minha ingenuidade quando falo demais...
.
etc, etc, etc...
.
se eu fosse o rogério casanova, e escrevesse complicado como ele na sua pastoral portuguesa (eu gostei bastante da pastoral americana e gostava que o roth ganhasse o nobel) então vocês não compreenderiam o que quis dizer. mas como eu escrevo simples, suponho que meia palavra bastou...
.
post-scriptum - gosto de ter boas ideias e que as imitem, e algumas forma muito bem aproveitadas.
.