terça-feira, 6 de maio de 2008

segundas dos livros

[956]

a velha-a-branca organiza em parceria com a comunidade de leitores [ver mais informações], um debate em volta de um livro escolhido, na primeira segunda-feira de cada mês. o livro é escolhido por um convidado. esta passada segunda-feira, valter hugo mãe (confesso que foi a primeira vez que participei e o que me levou lá foi o convidado), escolheu geometria variável de nuno júdice (prémio dst para a melhor obra de poesia - entregue na feira do livro de braga de este ano).
.
numa sala em que se exibe a exposição rotativa deste mês, pudemos (eu não porque não li a obra, mea culpa mas só soube muito tardiamente) discutir a qualidade (eu prefiro o estilo) da obra em causa. a opinião geral sobre o autor, um reconhecido poeta, é de que ele estará a voltar a um estilo muito classicista. nesta obra a vertente que predomina é essa e alguns menos apreciadores criticaram o facilitismo e o uso de alguns clichés.
.
sobre nuno júdice, tenho a dizer que li alguma (pouca) poesia. o blog que ele tem [de A a Z] - que segundo consta será editado em livro - mostra esse lado clássico. eu aprecio algumas passagens, pela simplicidade de descrição, ou antes a clareza. mas a minha forma de ler poesia exige variedade, seja de estilo, seja de autor.
.
a conversa foi agradável. espero voltar a este espaço e a estas conversas tão interessantes mais vezes. a moderação de eduardo jorge madureira é também de louvar pela pouca formalidade do debate, e pelo ambiente agradável que cria para a discussão.
.
admito que fiquei um pouco surpreendido com a confissão de eduardo madureira sobre a sua assiduidade de leitura do nosso blog. fico agradado. muito mais porque ele é um opinador que eu admiro e dos poucos que acompanho na imprensa regional. não sei se ele tem um blog, se o tem poderia dar-nos o prazer de o deixar por aqui referido.
.
sobre o valter, autor que já referi ser admirador, mostrou mais uma vez toda a sua simpatia. deixou uma dedicatória aos leitores do blog dos 5 pês, no mais recente livro que estou a ler dele. muito obrigado ao valter pela simpatia.
.

cá esperamos pelo novo romance (em fase de acabamento). e também por novas conversas à volta dos livros.

1 comentário:

S. disse...

A movida cultural do norte parece-me tão mais interessante!O excesso de oferta em lisboa faz esquecer a qualidade...

Comprei o Geometria há uns 2 ou 3 ano na feira do livro...gosto de o abrir e respirar de vez em quando, é despretensioso e faz parecer a escrita de sentimentos uma coisa fácil. Não é uma escrita genial mas sabe bem.

Aguardemos entºao a pérola do VHM

:)