segunda-feira, 25 de agosto de 2008

novidades na literatura portuguesa

[1189]

uma das novidades mais interessantes para este ano, é a publicação de um novo livro de poesia de herberto hélder. a notícia foi roubada do blog [bibliotecário de babel]. a nova edição será na assírio e alvim e terá como título, A Faca não Corta o Fogo – súmula & inédita.
.
no mesmo blog, e depois de ser conhecido que saramago havia terminado o seu mais recente romance, a viagem do elefante, foi dado a conhecer o primeiro capítulo do livro.
.
começa assim,
.
"Não há vento, porém a névoa parece mover-se em lentos turbilhões como se o próprio bóreas, em pessoa, a estivesse soprando desde o mais recôndito norte e dos gelos eternos. O que não está bem, confessemo-lo, é que, em situação tão delicada como esta, alguém se tenha posto aqui a puxar o lustro à prosa para sacar alguns reflexos poéticos sem pinta de originalidade. A esta hora os companheiros da caravana já deram com certeza pela falta do ausente, dois deles declararam-se voluntários para voltar atrás e salvar o desditoso náufrago, e isso seria muito de agradecer se não fosse a fama de poltrão que o iria acompanhar para o resto da vida, Imaginem, diria a voz pública, o tipo ali sentado, à espera de que aparecesse alguém a salvá-lo, há gente que não tem vergonha nenhuma. " [continuação]

Sem comentários: