sábado, 23 de agosto de 2008

um fantasma no teatro la scala de milão

[1188]

dedicado à menina do comboio, do avião, de praga,
.

ao poisarem três pombos na sua mão, depois de acenar com o milho a que os animais já se habituaram, assusta-se perante a insistência da fome que os torna mais descontrolados. sorri ao tentar disfarçar o desconforto, apenas para que a foto fique memorável. na piazza duomo em milão o sol está forte, denso e os turistas vão-se sentando perto da fonte, aproveitando a sombra do grande leão da estátua.
.
aqui não há fantasmas, não há visões premonitórias, não há passado que atormente nem futuro que se aguente. não há nada senão o presente. a menina deixou há uns dias de pensar no que fazer quando regressar a casa. já esperou o tempo suficiente para que o coração falasse, mas o intruso que lá entrou - a arrebatadora sensação de inércia - apenas deixa sussurrar o sentimento. nada que a deixe com certezas.
.
atravessa a galeria vittorio emanuelle. não é mulher de se enamorar pela moda, veste sempre de uma forma cintilante e simples, como uma borboleta azul. contudo a galeria é uma rua fechada e consegue cortar a sua respiração dando uma sensação de claustrofobia libertadora.
.
eu espero por ela no fim da galeria, em frente a teatro la scala. ao sentar-se tentando recuperar da elipses visuais que a cidade proporciona, deixa escapar um suspiro. não posso deixar de lhe pousar a mão no cabelo. não pode, nem deve um fantasma aproximar o seu poder conselheiro desta forma. mas eu já não sigo o código deontológico há muito. nenhum fantasma viaja tão longe para aconselhar. e eu, pesasoroso da minha condição inócua, liberto uma lágrima, beijo-lhe as mãos e preparo-me para assumir que o seu destino já não pode ser mais adiado. não mais posso interferir na força dos meus superiores.
.
ela fica para trás com a sensação estranha de ter encontrado naquela cidade, algo que lhe anuncia o melhor caminho. ela não sabe que eu decidi pela felicidade dela.
em detrimento da minha.
.
não sei quando ela voltará ao nosso convívio. sei que ficou ao pé da estátua, a ouvir ao longe uma soprano interpretar fígaro.
.
(cara s., a razão do nascimento deste personagem já não justifica a sua existência. esta não pode ser mais usada, ganhou uma vida enorme. talvez volte um dia, mas vamos ver se nasce outra com menos intensidade e menos força devastadora. ou melhor, uma personagem que não mande no narrador)

1 comentário:

S. disse...

Não fico triste com este fim...afinal, aos olhos da menina revelou-se o caminho e uma estrada à nossa frente já é tanto...
O fantasma, esse, creio que andará por aí...a soprar versos ao ouvido de outras meninas :)

é bom estar de volta...