terça-feira, 4 de novembro de 2008

Curiosidades e profissões curiosas!

Andando eu a investigar por essa internet fora, acerca do S. Martinho, o que se celebra no dia 11 de Novembro, a fim de descobrir se este das castanhas seria o mesmo de Dume, tropeço com um texto que diz o seguinte:

"São Martinho de Tours é santo patrono dos alfaiates, dos cavaleiros, dos pedintes, dos restauradores (hoteis, pensões, restaurantes), dos produtores de vinho e dos alcoólicos reformados..."

ALTO, PAROU !!!

Há uma pergunta que se impõe:

Alcoólico é profissão? (é que pelos visto existem professores reformados, cozinheiros reformados, médicos reformados e... alcoólicos reformados que até têm padroeiro e tudo!)

E já agora, o S. Martinho de Dume não é o das castanhas nem o dos alcoólicos. O das castanhas é o S. Martinho de Tours. Curiosamente ambos nasceram na Hungria numa localidade chamada Panónia e ambos foram bispos, um em Tours e outro em Braga.

A título de curiosidade, há quem atribua a S. Martinho de Dume a criação da paróquia de Panóias, alusão clara à sua terra natal a Panónia. Sabe-se também que fundou um mosteiro em Dume, ficou conhecido como o bispo da conversão dos Suevos e bispo de Braga. São-lhe reconhecidos alguns textos importantes da Filosofia Medieval.

27 comentários:

Anónimo disse...

veio de Panónia para a parvónia...

Pedro Indy disse...

Quanto a isso não posso concordar. Tenho raízes panoienses com muito orgulho. E há mais camurcinas que também as têm.

Panóias POWER. Respect!

Anónimo disse...

Trocar a capital do porno por Panóias... Bem, ele era bispo, aceita-se!

Anónimo disse...

parvónia era referência a dume, não panóias

Anónimo disse...

Panóias até pode ser um pouco parvónia, mas tem gajas muito boas, mesmo muito boas.

Quem concorda que coloque as iniciais e uma descrição da miúda.

Anónimo disse...

I.

Era boa mas já casou.

Anónimo disse...

e também

C.

Bem boa!

Anónimo disse...

I.
Bem boa, loira. Casou e com um filho já na primária.

S.C.
Muito bonita, paixão platónica de um camurcina. Pelos vistos já casou.

Uma prima da I.
Muito, muito boa e igualmente burra.

Unknown disse...

Curioso, curioso,é o encontro de blogs que o Rio vai fazer no Hotel Turismo. Os do Mesquita já responderam com um espectáculo do Tochas... Diz que é de partir a moca a rir. Sâo uns divertidos estes gajos. Vamos espreitando:
www.frize.pt/#campanha_rite

S. G. disse...

fala-se de gajas, e em meia hora aparecem logo 10 comentários...impressionante...

já agora da minha parte tenho muita pena que a S.C. tenha casado, mas esse nem é o maior problema, é que parece que já tem um filho...enfim...costumo dizer que ainda as vou ver a todas divorciadas...

quanto às outras, ou não conheço, ou não estou a ver...mas desconfio...

S. G. disse...

só para frisar uma parte do texto que vem a calhar para o assunto..." São-lhe reconhecidos alguns textos importantes da Filosofia Medieval."

sobre as gajas de panóias?

S. G. disse...

parece que vamos ter de nos pôr de um lado da barricada...

blogs de rio vs blogs de mesquita

(o inspector do município - JPM - tem passado por cá a ver se alguém toma partido)

eliana.nanci,

actualiza a contenda sempre que quiseres. obrigado.

Unknown disse...

Eu cá não me Rio... Sorrio... De olhos piscos. Mas vocês são um bocado complicados da mioleira... Deve ser da convivência... Misturam tudo. Não se percebe nada... Digam lá o que é que andam a fazer, porque é que andam a batalhar?

Anónimo disse...

Mania que as pessoas têm de achar que devemos sempre tomar partido por uns ou por outros... Eu tomo partido pela vida, tou-me a cagar para Rios e Mesquitas ou para vassalagens e lambidelas de cús.

Eu sou independente e voto em quem me apresentar a melhor proposta para a cidade de Braga, seja à esquerda ou à direita.

Unknown disse...

com esse discurso eu voto em ti industria! industria a presidente!

Anónimo disse...

numa verdadeira democracia não deveriam existir cores partidárias... cores partidárias definidas pertence ao passado!! passado podre, em que éramos dominados pela ditadura!! Industria a presidente, industria a presidente..

:) :)

Joana Fernandes disse...

concordo que devemos votar na pessoa (mentalidade, ideias e também integridade, valores) e não na cor partidária. quem se identifica com determinado partido deverá identificar-se com determinada ideologia, o que poderá não ser a melhor solução para a sua cidade ou a sua freguesia...

Pedro Indy disse...

Agora faltam é as propostas. É que o que se tem visto é lavagens de roupa suja aqui e ali. Quero ver ideias concretas e bem fundamentadas, caso contrário ainda acabo a votar em BRANCO... não, eu não queria dizer no McCain, eu refiro-me mesmo ao voto em branco.

Joana Fernandes disse...

ah ah ah muita piada! julgo que foi a semana passada, o ricardo apresentou um conjunto de proposta sobre as diferenças áreas de intervenção no seu blog. se pretendes debater ideias e julgar por ti próprio, aparece no hotel turismo esta 6ª.

sei que este discurso parece influenciado mas não há outra forma de o dizer. vais, questionas e ouves respostas. eu também estarei lá, para ouvir e questionar. podemos continuar a discussão aqui depois disso..

Pedro Indy disse...

Não te estava a mandar nenhuma boca. Estava a falar daquilo que me parece que os dois partidos têm andado a fazer.

Não estou por Braga por motivos profissionais. De qualquer forma obrigado pela sujestão.

RSM disse...

Eu não vou... não posso estarei por Milão...

Mas eu, como bem sabem rio com o Rio :)

S. G. disse...

olá joana,

não há mal nenhum em assumir convicções e opções. eu também as assumo, e luto por elas. e concordo que se devem realizar discussões e debates alrgados á sociedade, sendo que os blogs são um exemplo de como se pode informar sem receios.

e teremos muito gosto em abrir espaço de discussão no blog sobre os grandes temas que a cidade necessita conhecer.

volta sempre.

Joana Fernandes disse...

indústria, não achei que fosse uma boca, não queria era parecer que estava a fazer campanha. gosto das discussões ideológicas sobre ideologia (?? nem eu percebi bem agora mas acho que era isto..)

s.g., já há algum tempo que cá venho, gosto das vossas "tricas" :)

Anónimo disse...

Se gostas de tricas havias de ler o verdadeiro anónimo (Eu).

Ninguém me liga é nenhuma, mas lá estarei para ouvir o que diz o Rio e ver se tás a fazer publicidade enganosa do teu patrão.

E depois até posso ter uma discussão "a sério" com o chefe da banda RSM.

E depois vê-se quem ri.

Mário Sinaleiro disse...

S. Martinho de Dume, nunca foi bispo da diocese de Braga. O título de bispo, foi uma espécie de reconhecimento pelo seu trabalho, reconhecido aquém e além fronteiras.
Quanto às bebedeiras...

Reza a história, que tudo isto nasceu no mosteiro de S. Martinho de Tibães, casa Mãe dos Beneditinos.
Assim, no dia do patrono, 11 de Novembro, reuniam os representantes dos trabalhadores com os responsáveis pelo mosteiro (teria nascido aqui o movimento sindicalista?).
Esta reunião, era uma espécie de concertação social e, ao fim, após as negociações sobre salários e promoções, os monges beneditinos, abriam uma pipa de vinho para todos comemorarem....

Unidade sindical....

S. G. disse...

caro mário,

obrigado pelos esclarecimentos e pela visita. volte sempre.

RSM disse...

Discussão "a sério" só cara a cara...