quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

os concursos da blogosfera

[1533]

recebi um magnífico livrinho da sempre simpática tons de azul. travesia do verão de truman capote, é uma obra que se pensa inacabada, apesar de durante anos o escritor ter trabalhado nela. ao que parece terá deixado no lixo este e outros manuscritos [recuperados na altura por um porteiro] e que mais tarde seriam leiloados e publicados postumamente. agradeço a amável oferta por ter participado no concurso de contos intitulado, "era uma vez...", com o seguinte texto,
.
era uma vez um estranho homem azul. queria viver no mar, mas não era peixe, e por isso vivia numa caverna, encoberto pela parede de palhota. decidiu-se a memorizar todas as ondas, a viver do som da maresia, a iludir nos seus sonhos o intenso fracasso da sua vida.
já mal se levantava de manhã. cismava em reter os pensamentos mais belos, em que se enraizava nas algas, vencia os tubarões e namorava anémonas. até os golfinhos o haviam visitado em tempos, tentando convencê-lo ao sonho do suicídio. puro engano. o homem não esperava coragem, mas antes uma dádiva divina, guelras. corava de vergonha pela falta de vontade, e ficava a ver-se ao espelho vestido de azul-rosado.
a noite era fria e fazia retinir nos seus ouvidos o som de uma sereia longínqua. escreveu versos de amor. enlaçou milhares de flores em ramos para o dia da comemoração. mas a manhã regressava cruel e real. ele era um homem azul e nunca poderia viver no mar.
suspirava por um sorriso, enquanto as velas ondulavam ao longe na bruma. e a espuma dos dias era a areia cravejada de búzios. corria dias inteiros pela praia, acenando ao farol, como se a providência celeste habitasse na luz do destino. os homens da faina do mar riam do louco homem azul. um dia desapareceu.
dizem os pescadores que foi uma onda que o levou.
.
nos próximos tempos irei preparar o nosso primeiro concurso de contos do blog. estou a pensar nos moldes e nos temas. aguardemos pelas novidades.
.

5 comentários:

Teté disse...

Já tinha lido... :)

Mas venha de lá esse concurso!!!

Beijocas!

Anónimo disse...

Aguardo ansiosamente as primeiras contribuições =)

susemad disse...

:) Espero que te delicies com a leitura do mesmo.
E como a Teté mesmo disse, que venha lá esse concurso!

susemad disse...

Ah! E atenção eu não sou sempre simpática!! :)

S. G. disse...

vamos ver como será o concurso, mas ainda não pensei bem nele. espero em breve anunciar isso.

quanto ao resto, o livro foi bom de ler e agradeço mais uma vez a tua oferta.


beijinhos para todas