terça-feira, 13 de outubro de 2009

é a cultura, estúpido! *

[1767]

o mec escreveu no público mais uma crónica acima da média. parece-me que o homem já relativizou os males que conspurcam o mundo e anda mais light. anda menos chateado com o próprio mundo que o rodeia. alerta para a importância de certos factos sociais, mas de uma forma mais pilatosiana, algo do género "querem ouvir, oiçam. não querem ouvir, eu lavo as minhas mãos.".
.
a idade deve trazer esta acalmia opinativa. achamos sempre que podemos chamar a atenção para os acontecimentos modernos, coadjuvados com a enorme experiência de vida, mas com a distância de quem já pouco sofrerá com as consequências futuras dos mesmos actos consumados no presente.
.
a ignorância que graceja, em muitos momentos de decisão, mostra-nos que o acesso à cultura, aquela que abarca a formação escolar e tudo o resto que é maior na educação dos indivíduos, é o grande problema actual do nosso país.
.
com esta falta de ponderação e de espírito crítico é fácil levar a maioria a pensar a uma só voz. como diz o mec, "O pensamento é um luxo e um atraso.". as ideias já não importam aos consumidores, à vox populi. por estes dias o que importa é a convicção.
.
proponho ao mec um meio termo: ponderemos nas soluções, pensemos bem antes de decidir, pesemos todos os prós e contras, repensemos as ideias e as estratégias, analisemos as questões de vários pontos de vista, mas depois de decididos, avancemos pela execução determinada.
.
foi sempre essa a minha filosofia de vida.
.
.
* expressão adaptada de bill clinton (não por mim originalmente, claro está)

5 comentários:

made in ♥ love disse...

haverá meio termo??? esperemos que sim, porque hás vezes duvido.. sorte minha que vou pelas minhas convicções.. ou não !!

Um beijinho
Eduarda
Be in ♥ love

Teté disse...

Sou suspeita, porque adoro todos os escritos do MEC! :D

Beijocas!

Miguel Bettencourt disse...

Obrigado pela referência.

Bons posts!

ana salomé disse...

bom ler-te. :)

Gi disse...

Eu tb adoro o MEC e, tal como a Tete, tb sou suspeita.
bjo
ptogi