segunda-feira, 23 de junho de 2008

florentino ariza não morreu de amor [4]

Para a Daniela
florentino ariza não morreu de amor. morreu a dormir num dia de calma subida do rio
.
maio. não se vislumbra uma núvem no céu. espelha-se nos lagos e nas nascentes de água, a ondulação do calor. o maio do sol. o maio da primavera.
.
(fermina calça os chinelos de quarto, pega nos utensílios, nas linhas nas agulhas, e vai sentar-se na janela a poente da casa, com vista sobre a praça onde se ergueu a estátua ao fundador da nova ordem do país.)
.
abre a janela todas estas manhãs e espalha uns grãos de semente que chama as andorinhas, os estorninhos e uma ou outra gaivota que se apercebeu há muito do dia-a-dia pardacento de fermina urbino. os seus movimentos são de uma cadência lenta, um passo a cada minuto, como se vivesse em sintonia com o presente, mas manchada indelevelmente pelo seu passado.
.
(desde a morte de florentino ariza, a sua terceira vida não é mais que uma confusão permanente de passados e presentes. só do futuro não se fala, porque sem os beijos nas mãos de florentino ariza, a alma está em desasosego, e o amanhã é um nada disfarçado de cartas escritas em tempos de amor desabrido,
.
minha primavera,
.
soube que ontem regressaste da europa com o teu marido. a cidade toda sabe. eu colhi as flores desse jardim em frente à tua casa, para levar comigo o teu sorriso cravado naquelas pétalas. não consigo disfarçar este mal-estar do estômago. se o que me pesa é o coração, porque desce esta força a retorcer o meu diafragma, é algo da natureza que eu não quero conseguir explicar.
é o sacrifício de te amar.
palavra de honra se não me dou em louco um dia destes e corto aquelas flores, faço um arco triunfal e to deixo na porta. só assim serias a rainha e a minha primavera benzida em pólen.
dá o teu corpo. não dês o teu coração.
.
aguardo-te
.
forentino ariza
)
.
ao fim da tarde sairá de casa auxiliada pela sua criada, e com o ar mais fresco e aromático, irá ao jardim colher umas flores para o seu quarto. ao fechar os olhos, com as flores no colo, sentirá mais calorosos os beijos nas mãos que adorava em florentino.
.
é maio. é a primavera de maio.
.
deixemo-la sonhar

Sem comentários: