sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Taça UEFA: Braga defrontra Hammarby


O sorteio da Taça UEFA ditou que o SCBraga terá de defrontar os suecos do Hammarby na Eliminatória de acesso à Fase de Grupos da Taça UEFA.
O nosso Clube foi colocado no pote 5 do sorteio, como cabeça-de-série, o que demonstra a ascenção bracarense na europa do futebol fruto, em especial depois da bonita campanha da época trasacta.
O adversário do SCBraga é um histórico da Suécia. Classificaram-se em 3º lugar e acederam esta época à Taça Intertoto. Depois de ultrapassarem os três jogos disputados entre o final do mês de Junho e o mesmo periodo do mês de Julho deste ano, conseguiram entrar na 2ª pré-eliminatória da Taça UEFA, na qual venceram o Fredrikstad da Noruega.
Actualmente é uma das principais equipas da Suécia e no seu historial contam-se um título de campeão (2001) e 28 jogos disputados nas competições europeias.
Independentemente do adversário, o SCBraga vai entrar na competição da mesma forma que faz em todos os jogos, com um único pensamento de vitória.

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

De Espanha nem bom vento, nem bom casamento... nem bons roedores!!!

Praga de roedores está a chegar de Espanha a Portugal

Uma praga de ratos do campo que há várias semanas afecta centenas de municípios espanhóis chegou já a povoações de Zamora próximo da fronteira com Trás-os-Montes, onde o único obstáculo é actualmente o Rio Douro.

A informação foi avançada hoje pela União de Pequenos Agricultores de Zamora (UPA) que em comunicado refere que o problema dos roedores deixou de ser um problema apenas da comunidade de Castela e Leão para se converter «num problema internacional».

A UPA refere que já foram detectados roedores nas povoações da comarca de Aliste, limítrofes com Portugal (Quintanilha, Bragança), faltando-lhes pouco para chegar a terrenos portugueses.
Estima-se que entre 400 e 750 milhões de roedores tenham afectado já milhares de hectares de pelo menos 621 municípios espanhóis, continuando a sobreviver apesar de fortes campanhas de combate lançadas pelas autoridades e pelos agricultores.

Nas últimas semanas o debate sobre como combater o problema tem-se alargado, com as autoridades a defenderem o uso de veneno, os agricultores a optarem por queimadas ou armadilhas e os ecologistas a alertarem para o perigo do veneno.

Agricultores chegam a encontrar e a matar três a quatro mil roedores por dia, que depois enterram ou queimam com cal.

A praga já trouxe outra, a de moscas verdes que se alimentam das carcaças dos roedores e que também já se começaram a fazer sentir em grande número.

Igualmente preocupante é o aumento do número de casos de tularémia, uma doença conhecida como a «febre do coelho» e causada pela bactéria Francisella tularensis.

Tipicamente rural, a doença é normalmente encontrada em roedores, coelhos e lebres, podendo ser transmitida ao homem e a outros animais.

A Junta da comunidade de Castela e Leão confirmou já 42 novos casos na última semana, elevando para mais de 200 o número de afectados desde o inicio do ano - comparativamente a apenas seis no ano passado.

Oficialmente a doença não está a ser directamente vinculada com os roedores, mas as autoridades não descartaram essa relação.

domingo, 26 de agosto de 2007

Sp. de Braga vence no Restelo



O Sporting de Braga venceu ontem o Belenenses no estádio do Restelo. Em encontro de europeus, o Braguinha levou a melhor em todos os níveis, fazendo a diferença no marcador com um golo em cada parte, por César Peixoto e Vandinho respectivamente.

Braga a Campeão!!!!!

sábado, 25 de agosto de 2007

últimas palavras

"Fiz de mim o que não soube,
E o que podia fazer de mim não o fiz.
O dominó que vesti era errado.
Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me. Quando quis tirar a máscara,
Estava pegada à cara.
Quando a tirei e me vi ao espelho,
Já tinha envelhecido,
Estava bêbado, já não sabia vestir o dominó que não tinha tirado.
Deitei fora a máscara e dormi no vestiário
Como um cão tolerado pela gerência
Por ser inofensivo.
E vou escrever esta história para provar que sou sublime."

Fernando Pessoa

"Morreu um homem que sonhava, a terra está triste como uma viúva."
Terra sonâmbula - Mia Couto

Professor e ensaísta faleceu

O professor e ensaísta Eduardo Prado Coelho, de 63 anos, faleceu hoje de manhã na sua residência em Lisboa, disse à agência Lusa fonte próxima da família.
Nascido em Lisboa em 1944, Eduardo Prado Coelho foi autor de uma ampla bibliografia universitária e ensaística, onde se destacam um estudo de teoria literária "Os Universos da Crítica", vários livros de ensaios "O Reino Flutuante", "A Palavra sobre a Palavra", "A Letra Litoral", "A Mecânica dos Fluidos" e "A Noite do Mundo".
Os dois volumes de um diário "Tudo o Que Não Escrevi" mereceram o Grande Prémio de Literatura Autobiográfica da Associação Portuguesa de Escritores, em 1996.
Publicou recentemente "Diálogos sobre a Fé", escrito com o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.
Eduardo Prado Coelho mantinha ampla colaboração em jornais e revistas e uma crónica semanal sobre literatura no jornal Público, para além de um comentário político quotidiano no mesmo jornal.
Licenciado em Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, doutorou-se em 1983 na mesma universidade.Em 1988, foi para Paris ensinar no Departamento de Estudos Ibéricos da Sorbon.

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

música sem som

"Cuando en silencio por fin te besé (Azul)
sentí muy dentro en mí ser este amor azul
hoy miro al cielo y en ti puedo ver
la estrella que siempre soñé[...]

Como el milagro que tanto esperé
eres la niña que siempre busqué azul
es tu inocencia que quiero entender
tu príncipe azul yo seré."

david bustamante - azul

as razões da fé

a luz trespassa o vitral. se olharmos com atenção, vemos por vezes cintilar os olhos destas figuras. mesmo os sorrisos espelham mais alegria.
lá fora o calor. de joelhos no granito, pagas as as formas de fé. de novo o calor intenso. e a luz. luz de velas que ardem a expiar os pecados e pedidos realizados. o granito em que te sentas, arde como brasa. rugoso e duro.
nada aqui te dá alegria. se vens, ou a procuras ou a agradeces. ali também não há paz. se vens, ou a procuras, ou a agradeces.
e o povo segue o ritual. em uníssonos de aclamação e adoração. as vibrações pressentes a pairar sobre as cabeças. e há ao longe ondas de calor, de aspereza e de dor.

aqui não há nada.
se aqui vens, ou procuras algo ou o vens agradecer.

fátima
22/08/2007

p.s. se alguém não percebeu, eu esclareço, eu sou católico.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Camacho-Mobil!!!

Com a chegada do "messias", a SAD do benfica decidiu adquirir um "camacho-mobil" para transportar o seu "salvador" e assim o salvaguardar da euforia dos seus "fieis"...

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Política de pernas para o ar!!!

ANTES E DEPOIS DA POSSE DO GOVERNO

ANTES DA POSSE

Nosso partido cumpre o que promete.
Só os tolos podem crer que
não lutaremos contra a corrupção.
Porque, se há algo certo para nós, é que
a honestidade e a transparência são fundamentais.
para alcançar nossos ideais
Mostraremos que é grande estupidez crer que
as máfias continuarão no governo, como sempre.
Asseguramos sem dúvida que
a justiça social será o alvo de nossa acção.
Apesar disso, há idiotas que imaginam que
se possa governar com as manchas da velha política.
Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que
se termine com os marajás e as negociatas.
Não permitiremos de nenhum modo que
nossas crianças morram de fome.
Cumpriremos nossos propósitos mesmo que
os recursos económicos do país se esgotem.
Exerceremos o poder até que
Compreendam que
Somos a nova política.

DEPOIS DA POSSE--Basta ler o mesmo texto, DE BAIXO PARA CIMA

Blimunda e o pássaro voador

tenho um quadro a branco para pintar, só ainda não sei o quê. quer dizer se calhar sei. não tenho é arte nem engenho para tal desiderato.

cito e recito coisas boas:

" O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais, há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que eu nem mesmo compreendo, pois estou longe de ser uma pessimista; sou antes uma exaltada, com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que não se sente bem onde está, que tem saudades...sei lá de quê!"
Florbela Espanca

outras geniais:

"Uma linda história de amor, eles não dizem nunca uma única palavra de amor, mas a sua identificação é tal que toca a magia."
Memorial do Convento descrito por Saramago.

mas alcançar a simplicidade não é para todos:

"olharem-se era a casa de ambos..."
(memorial do convento)


p.s. vou num pé e venho no mesmo.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Olha a censura!!!


Fernando Santos diz-se supreendido!!!



Uma jornada - um ponto!!!!

Uma jornada - uma chicotada psicológica!!!

A mim não me supreende nadinha... Continuai assim que tais bem...

Queres Falar (9)

"Nunca amamos ninguém. Amamos, tão-somente, a ideia que fazemos de alguém. É a um conceito nosso - em suma, é a nós mesmos - que amamos. Isso é verdade em toda a escala do amor."

"Pode ser que nos guie uma ilusão; a consciência, porém, é que nos não guia."
F. Pessoa


viveremos o tempo que nos deixarem, disso não temos dúvidas.
viveremos o que alguns nos deixarem, disso também não deveremos ter.
mas podemos e devemos lutar contra isto, a ideia de que não podemos sentir o verdadeiro amor.

(devemos preocuparmos-nos com o facto de o B.I. não caber em nenhuma carteira normal)

não sou uma árvore isolada. só parada, isso sim, só parada. e morrerei de pé.

domingo, 19 de agosto de 2007

Dia da Sosseguinha

Caríssimos aqui fica a minha força para aqueles que as férias ainda estão para durar.... pois eu amanhã já regresso ao trabalho!!! gozem muito, divirtam-se, mas cuidado com as camurcinas, pois nestes últimos dias têm sido encontradas algumas com cada defeito... que eu até acho que para algumas delas já não há-de haver concerto que as remedeiem... :)


fiquem bem,

um abraço


P.S. - e jamais se esqueçam da última para a sosseguinha.

pérolas da música ligeira

terminada que está a votação nas excelentes interpretações, do dueto mais popular do coliseu, vimos anunciar que o vencedor foi:

- (An)Tony (não de matos) Carreira, com o hit "Depois de ti (mais nada)".

anunciamos também que o prometido (repetição deste susexo) ficará adiado até decisão superior magnânima do júri.

P.S. - entretanto garantimos que nada de bom pode aquele bar trazer, enquanto não for anunciada a nossa ida para o concretizar do vosso "sonho de menino". é mesmo verdade que aquilo não é grande coisa.
P.S. - está feita a vingança.

(re)citações (8)

Espero sempre por ti o dia inteiro,
Quando na praia sobe, de cinza e oiro,
O nevoeiro
E há em todas as coisas o agoiro
De uma fantástica vinda.

Sophia de Mello Breyner

(re)citações (7)

Se tu viesses ver-me hoje à tardinha,
A essa hora dos mágicos cansaços,
Quando a noite de manso se avizinha,
E me prendesses toda nos teus braços...

Quando me lembra: esse sabor que tinha
A tua boca... o eco dos teus passos...
O teu riso de fonte... os teus abraços...
Os teus beijos... a tua mão na minha...

Se tu viesses quando, linda e louca,
Traça as linhas dulcíssimas dum beijo
E é de seda vermelha e canta e ri

E é como um cravo ao sol a minha boca...
Quando os olhos se me cerram de desejo...
E os meus braços se estendem para ti...


Florbela Espanca

variações em ré menor

1 - O braga parece ter boa equipa. e algumas soluções de banco. deixo o meu coração dividido, dar os parabéns a ambas as equipas.

2 - Camurças regressam sãos e salvos de baiona. terra boa, mas só para viver de noite.

3 - «quando vemos uma sombra é porque há uma luz. a sombra é mistério, a luz claridade. a sombra encobre, a luz descobre. saber o que se deve encobrir e o que se deve descobrir e o tempo e o modo de o fazer - isso é a arte.»
[josef von sternberg dixit].
... destapa e tapa o que quiseres e quando quiseres ...

4 - férias boas estas. nem sabia que poderia acontecer tanta coisa boa enquanto estamos de férias.

5 - eu estou-te a ouvir. não estou é a perceber o que dizes...(camurcinas...)

sábado, 18 de agosto de 2007

Braga - Porto



Hoje é dia de futebol... Braga - Porto!!!

Espero que o Jesulado hoje não lave os dentinhos....

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

" Num deserto sem água
numa noite sem lua
num país sem nome
ou numa terra nua
por maior que seja o desespero
nenhuma ausência é mais forte que a tua."

Sophia de Mello Breyner Andresen

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Que toura!!!

As maravilhas do Photoshop.

http://shizzville.com/insane-photoshop-hot-babe

Se soubesse ler...

Para quem tem medo...

Ora aqui está uma excelente ideia para quem dorme com medo. Se calhar tinha dado cá um jeito ao Sr. de Real. Será que aquela mesinha parava 7 azeitonas quentinhas?

http://www.katize.com/2007/08/11/sleep-tight-with-the-safe-bedside-table/

P.s.: A visita número 2000 é minha.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Does size really matters?

.... as mulheres são assim e pronto.

www.boreme.com/boreme/funny-2007/waiters-penis-p1.php

Reparem quase no fim na mulher que diz "O tamanho não interessa a não ser quando é daquele tamanho."


Tá tudo dito, não preciso de falar mais ...

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Queres falar? (8)

(tenho mais que fazer que andar a ler estes textos. mas tenho mesmo que os fazer. não sou eu que comando. são os "Jerónimos". aqueles que descobri existirem em mim. ricardo, alberto, álvaro e bernardo. quando acharem que não gostam de alguma coisa batam-lhes. a eles. eles é que são os culpados desta cruz que eu carrego. e vocês também a carregam apesar de tudo.)

- ó ricardo pára de dar ideias e vamos dar férias ao fernando.
- isso queria ele. ir para taizé e deixar-nos aqui a querer falar e não podermos.
- acho que vai ter que ser. o álvaro e o bernardo já foram para Bissau. e eu ainda vou para baiona. descansar.
- vais descansar muito, vais.
- bem isso logo se verá. mas tens que te aviar se não ficas por aqui sozinho sem ninguém a quem falar.
- pois acho que vou para a terra. falo com os velhos.
- é boa ideia. vemo-nos depois.

(sorte em ser fernando e poder ser todos ao mesmo tempo. até mandá-los de férias quando quero. vocês ficam agora sem chatice. sossegados.vou de férias e volto logo que possa.)

Ou talvez fique por lá com a Ofélia.

(re)citações (6)

“…prefiro a máxima de Marguerite Duras: “escrever é também não falar. É estar calado. É gritar sem fazer barulho.”

silêncio por momentos...

Queres falar? (7)

(um dia este vento vai parar. virá um deserto e depois um mar de gelo cobrirá tudo. sobrará só esta árvore. ela resiste. resiste há tempo suficiente para o fazer de pé. e se morrer será de pé. mas hoje não morre. e também não há gelo. hoje só nos faz sombra. e o gelo está nas tuas mãos.)

- …
- …
- …
- …

(nada do que possa dizer vai alterar o rumo do sentido das palavras já escritas e guardadas. quem as guarda sabe que sim. eu sei que sim. por isso deixo-me levar e deixo a brisa arrefecer as minhas pálpebras que aquecem sempre em demasia com o calor. não consigo ver-te assim contra o sol. mas vejo a borboleta que poisa suavemente nas folhas da única flor que também irá resistir. quando tudo for gelo e deserto.)

-…
-…
-…

(a flor resistirá ao lado da árvore e ambas serão suporte uma da outra. serão juntas a vida única da terra. o umbigo do mundo. o centro do oxigénio que sobrar. e fecharão os olhos ao mesmo tempo. fecharão os olhos no dia em que o sol voltar a brilhar como hoje. Se algum dia ele brilhar mais que hoje…)

e o gelo continua nas tuas mãos…

temos artistas

começa agora (para que o verão seja animado) a votação para a melhor interpretação da noite do Karaoke do Ynot. Temos um exemplar Hip Hop, outro Pop e ainda Rock (pimba não!).

a interpretação essa foi do melhor, pelo que vai ser difícil escolher.

fica ao vosso critério....votem em consciência.

quando regressarmos de férias, iremos interpretar a canção vencedora em dia a marcar, para que todos possam estar presentes.

P.S. - As músicas foram dedicadas à Borboleta.

amigos...

pelo que sinto agora, nem sei como o hei-de mostrar.

procurei imagens para ilustrar, mas nada era tão precioso pra o expressar.
procurei palavras para o dizer, mas nada é tão impreciso para o relatar.
procurei coisas belas, mas é só a realidade que me convém registar.
por isso a única coisa que me ocorreu dizer neste momento é isto:

"FÉRIAS"

(ainda procurei uma única imagem que pudesse transmitir a minha ideia de férias mas não encontrei.
sei de uma coisa que vou fazer de certeza, mas não posso dizer, podia mudar o mundo...)

(este post é o exemplo acabado, de que eu precisava desta catarse espiritual.)

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Férias


Para quem está para ir de férias, desafio o verdadeiro mergulho!! Não esquecer o surf porque está na moda e não se esqueçam de nada no vosso kit da praia. Pedriam para não me esquecer de incluir no Kit da praia o tradicional e sempre na moda "menino de 5L"!
Aconselho as festividades do Allgarve, onde ontem ouvi, vi e aconselho Vicente Amigo!!! O resto da noite na fabulosa Albufeira!
Curtam, divirtam-se, apanhem sol, regalem as vistinhas e as cabecinhas... são as férias..
Seja no Norte ou no Sul tirem e gozem as vossas férias
Abraços e thank very nice!!!!!!

visões e delírios...

ou é da minha vista ou hoje já senti o cheiro a cloro...parecia mesmo que estava numa piscina...mas o problema é que nem havia água perto...

são só mais 24 horas...

Borboletas


"Passa uma borboleta por diante de mim
E pela primeira vez no Universo eu reparo
Que as borboletas não têm cor nem movimento,
Assim como as flores não têm perfume nem cor.
A cor é que tem cor nas asas da borboleta,
No movimento da borboleta o movimento é que se move,
O perfume é que tem perfume no perfume da flor."
Alberto Caeiro

“O segredo é não correr atrás das borboletas...É cuidar do jardim para que elas venham até você.”
Mário Quintana

“…por enquanto, se as borboletas não pousarem no meu poema, estarei simplesmente amarrado ao pesado facto de ainda não o ter escrito mas um poema é como uma pessoa – há-de aparecer quando for a hora de poder permanecer.”
Ondjaki

Provocação

  1. Uma mulher de 35 anos vai ao hospital e é-lhe diagnosticado um quisto no ovário direito.
  2. Perto do dia da operação é avisada para a possibilidade de lhe poder ser retirado o ovário.
  3. No final da operação, o médico informa que foram retirados não um, mas dois quistos (um em cada ovário), sendo que se tinham poupado contudo, os ovários.
  4. Antes da alta e por curiosidade a mulher consegue ler o relatório e afinal tiraram-lhe o ovário, mas o esquerdo.

Eu tenho para mim que o estado não quer que o pessoal chegue à idade da reforma e por isso menospreza a prevenção e o diagnóstico precoce.

Agora, fico é de tal maneira confuso, que até tenho medo do que me fizeram sem eu saber.

P.S. toda esta história é verídica.

(re)citações (5)

“É o prazer de viver que dispersa, suprime a concentração, paralisa todo o impulso para a grandeza. Mas sem prazer de viver... Não, a solução não existe... A menos que seja uma solução fazer de um grande amor uma raiz e nele encontrar a fonte de vida sem o castigo da dispersão."

Albert Camus,
in 'Cadernos'


Se um coração é grande, nenhuma ingratidão o fecha, nenhuma indiferença o cansa.
Via [um certo olhar]
Leon Tolstoi

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Estamos oficialmente em Agosto...

Queres falar? (6)

(fujo de mim. principalmente de mim. de ti fujo, mas não tanto. ponho os óculos porque a tua pele branca reflecte o sol. e fere-me os olhos. embora prefira ter de ti a visão mais simples. sem entraves.)

- queres ir a outro lado?
- não prefiro isto.
- muito bem. julguei pela tua expressão que não te agradasse o sítio.
- sabes que gosto de sítios assim, como este sossegado.
- também sabes que gosto de ter a certeza que estás a gostar.
- e eu agradeço isso.

(sem nada. sem rodeios. sem medos seguimos o plano traçado. respeitamos a tua vontade e a minha.)

- tenho sede…
- de água?
- também…
- de que mais podias ter sede?
- não sei bem, às vezes penso que de tudo. de ti também…
- humm…pois…
- não fiques assim…

(hoje o dia foi calmo. e calmo estou só porque te sentes bem. Sabes, houve dias em que pensei nunca poder vir a dizer-te isto…)

Não posso tirar os óculos embora goste de ver as tuas mãos sem eles…

Homenagem

Depois de se ter falado no papel importantíssimo desenvolvido pela ASPA em prol da cidade, gostaria de deixar uma homenagem mais particular a quem, dentro da ASPA, já lutou muito.

O Prof. Dr. Miguel Bandeira (Licenciado em Geografia, com mestrado e doutoramento sobre a evolução urbana da cidade de Braga), de quem aliás tive o prazer de ser aluno, merece uma palavra de agradecimento de todos os bracarenses. A minha fica aqui.

Para quem não conhece o seu trabalho (lecciona na Universidade do Minho), digo-vos que:

  1. A classificação do Estádio 1º de Maio, como monumento nacional, foi conseguida graças ao seu trabalho e o da ASPA. (caso contrário neste momento estaria já preparado o assalto aos terrenos.)
  2. A Fonte do Ídolo foi igualmente levada ao IPPAR por ele.
  3. O Monumento das Sete Fontes, continua a ter nele o mais acérrimo defensor (julgo que organiza ainda visitas em conjunto com a QUERCUS), de tal modo, que foi dos poucos que se insurgiu, contra o atentado que será feito com o acesso ao novo Hospital de Braga (será destruída uma parte do monumento).
  4. A Casa de Orge (Maximinos) também teve dossier no IPPAR organizado por ele (o IPPAR recusou o seu interesse público).
  5. Os parques de estacionamento (tão falados agora), mas no tempo devido, ele esteve na frente da batalha a denunciar as irregularidades.
  6. A revisão do PDM da cidade teve nele o maior contribuidor com sugestões para melhorias no Plano.

Assim de repente deixo isto para que saibam que há pessoas feitas de uma só massa.

A minha admiração por este homem não tem limites.

Deixo a minha mais sincera homenagem a quem carrega o interesse público (mesmo com sangue, suor e lágrimas).

24 horas é muito tempo....

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Braga nos Jornais




"Aprovado para a ASPA, uma associação cívica de Braga. Ao cabo de anos de esforçada sobrevivência contra as piores más vontades dos dirigentes autárquicos (os mesmos desde o 25 de Abril!), conseguiu consolidar-se e não só. Entre as suas várias iniciativas conta-se um inquérito recente lançado à população que obteve um razoãvel nível de resposta. Pedia-se aos bracarenses que identificassem as sete maravilhas mas também os sete horrores de Braga. As sete maravilhas começam no Bom Jesus do Monte e seguem para as obras mais clássicas e interessantes: Sé Catedral, Mosteiro de Tibães, Largo do Paço/Biblioteca, Jardim de Sta. Bárbara, Capelas de Sta. Maria e dos Coimbras. Quanto aos sete horrores são muito instrutivos - ao contrário de tudo aquilo que as mais obscuras manobras autárquicas tentam sempre garantir como um sucesso, os bracarenses não esquecem os insultos urbanísticos com que os têm brindado. À cabeça colocaram o (des)arranjo urbanístico do célebre Campo da Vinha (obra da Bragaparques...); depois os centros comerciais Galécia e Santa Cruz; pelo meio o poluído rio Este, o Largo dos Penedos, a urbanização do Feira Nova... O inquérito permitiu entrever um acordo público contra os atentados urbanísticos e lançar um aviso sério às velhas alianças entre dinossauros autárquicos e promotores imobiliários que têm vandalizado o país e de que Braga é um dos exemplos mais clamorosos."



in Única - Expresso 4 de Agosto de 2007

Allgarve

Como devem calcular a minha vida nos últimos dias tem sido atarefadíssima... dormir, comer, torrar, treinar a sueco para preparar a próxima época... Mas tenho tido tempo para apreciar os nossos tugas...
Deixo-vos uma das minhas fotos, um tuga com o kit de praia, reparem bem como vêm carregados!!! è a prancha, a cadeira, o guarda-sol, as toalhas,... Se dizem que os portugueses não trabalham então estes carregamentos o que são??
Boas férias!! Cuidado com a ASAE.
Por falar em ASAE entao e os 4000 bolinhos que apreenderam nas praias cá do Allgarve? Eu tenho comido e até são bem quentinhos. Claro que perguntei se estavam a ser do forno, quando o Sr. diz que são fresquinhos!! ou quentinhos do sol!!! Na próximo vou deixar-vos uma foto dos típicos vendedores de "...bolinhas com creme, sem creme.." aprogoam nas prais, do nosso ou deles Allgarve

(re)citações (4)

Não: não digas nada!
Supor o que dirá
A tua boca velada
É ouvi-lo já

É ouvi-lo melhor
Do que o dirias.
O que és não vem à flor
Das frases e dos dias.

És melhor do que tu.
Não digas nada: sê!

Fernando Pessoa, 5/6-2-1931

então, depois disto, vou ficar em silêncio um dia inteiro...porque quero ser...

(re)citações (3)

"Saber não ter ilusões é absolutamente necessário para se poder ter sonhos. Atingirás assim o ponto supremo da abstenção sonhadora, onde os sentimentos se mesclam, os sentimentos se extravasam, as ideias se interpenetram. Assim como as cores e os sons sabem uns a outros, os ódios sabem a amores, e as coisas concretas a abstractas, e as abstractas a concretas. Quebram-se os laços que, ao mesmo tempo que ligavam tudo, separavam tudo, isolando cada elemento. Tudo se funde e confunde."

Fernando Pessoa,
in 'O Livro do Desassossego'

O Jejum

Elton Jonh disse um dia destes, que se deveria fechar a internet por 5 anos, para se voltar a fazer música como antigamente, ao piano...



podia-se fazer boa música,
e depois onde escreviamos um post como este...?

(re)citações (2)

"Dói-me alma, sim; e a tristeza
Vaga, inerte e sem motivo,
No coração me poisou.
(...)
Não sei se morro ou se vivo,
Porque a vida me parou."

Almeida Garrett

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Pisteiros de Sua Majestade


Agora é que vai ser... Chegaram aí dois entendidos na matéria... Cheiram sangue e sabem dizer se é de um cadáver ou de uma pessoa viva... A mim não me "cheira", sangue é sangue...

silêncios



hoje o silêncio, amanhã a tua cor e o teu sorriso de volta...

Another Fairy Tail



e este tem mais movimento...

(re)citações

Aconteceu
Eu não estava à tua espera
E tu não me procuravas
Nem sabias quem eu era
Eu estava ali só porque tinha que estar
E tu chegaste porque tinhas que chegar
Olhei para ti
O mundo inteiro parou
Nesse instante a minha vida
A minha vida mudou

Aconteceu, ANA MOURA

------------------------------XX--------------------------

À espreita está um grande amor, mas guarda segredo,
Vazio tens o teu coração na ponta do medo,
Vê como os búzios caíram virados para norte,
Pois eu vou mexer o destino, vou mudar-te a sorte.

Búzios, ANA MOURA.

"The Muppets Fado"



Se gostas de "fairy tails", este tem outra cor...

Os Ninjas é que sabem

Ser ninja é que é "ispectáculo" !!!

http://www.youtube.com/watch?v=qDSGmx8c2AM

domingo, 5 de agosto de 2007

Meu querido mês de Agosto in ALLGARVE

Português que se preze tem de ir ao Algarve no mês de Agosto. Especialmente este ano que foi internacionalizado intitulando-se Allgarve... Parece que é desta que o Algarve se torna independente, ou pertença aos ingleses. Será? Primeiro veremos a tradição com a receita do verdadeiro portuga, segunda a internacionalização.
Receita:
1. Trânsito para ir, para participar na operação Verão seguro, em que o objectivo é multar os excessos de velocidade!! desta vez vim quase sempre a 140km/h e com cinto!!! Não esquecer que os carros devem vir repletos de tralha, ou seja, é uma simples mudança de casa provisória;
2. Praias repletas de gente cada um com o seu Kit de praia (toalhas, guarda-sol, brinquedos para os miudos, prancha de surf, geleira,...);
3. Início da noite repleta de gente na rua, esplanadas cheias, passeios a cavalo nos coches, bicicletas, gelados...;
4. pela noite dentro encontra-se meninas, mulheres lindas todas brozeadas, decotes, vestidinhos, sem..., com tudo à mostra.........................nao!!! é melhor beber umas imperiais, jogar um bilhar e caminha dormir porque de manhã é outro dia de praia - foi para isso que viemos!!!

Curiosamente não me parece que o ALgarve se tenha internacionalizado, pelo menos onde estou ou por onde andei. Ingleses nem vê-los, na terrinha de sua Exc. Macário Correia continua tudo sujo, sem movimento. Veêm-se as tradicionais feirinhas do livro e, agora da moda, as feirinhas romanas.

Continuem com boas férias porque eu estou de papo para o ar.

sábado, 4 de agosto de 2007

viagem ao ALL GARVE

Ó Gorill@ queres falar?

Ó Pai Natal queres falar?

bem me parececia que não...

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

viagem à memória

(acordei e fui abrir a porta. não eras tu. pior, não era ninguém. voltei e deitei-me de novo. liguei o rádio e ouvi tudo o que ele dizia. falava-me ao ouvido de sussurro. eu ouvi várias vezes a mesma estação. e ouvi as notícias de longe e de perto. ouvi música boa e má. e ainda as opiniões fracas e as menos boas. mas era a minha voz que ecoava no meu pensamento. tive fome e sede. doía-me a cabeça. desliguei o rádio. e fui abrir a porta. mas não estavas tu. pior, não estava ninguém. voltei para me vestir e lavar os sovacos. saí e desci as escadas a correr. doía-me um dente. e uma afta ainda massacrava mais. trinquei a língua uns minutos e ainda consegui que ela sangrasse. só não consegui que a afta parasse de doer. fui a pé e também me doía a perna. e um dedo do pé. mas que raio, não há dia que não tenha uma dor. e todos os dias a da alma. e todos os dias abria a porta. mas não estavas tu. pior não estava ninguém.)

E o rádio continua a tocar a música má.

a ver vamos...


“Se o sonho é já por si uma memória, sem memória poderá o indivíduo sonhar?”
José Cardoso Pires, De Profundis.


diria que sim....

mas se não temos passado, como posso eu, então, sonhar contigo?

bem vistas as coisas...até podia ser


"And in this crazy life
And through these crazy times
It's you
It's you
You make me sing
You're every line
You're every word
You're everything...

You're every song
And I sing along
Cause you're my everything..."

no teu poema

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

"falar verdade a mentir"

certas alturas em que o blog precisa parar. para pensar. quem nele escreve já pensou por vezes o sentido que tem andarmos aqui a perder tempo. tantas vezes precioso. quem pensa horas em pequenas frases, e no final sente não ter chegado onde queria, pode cair na tentação de desvirtuar a sua própria escrita. perder-se a si próprio por entre as palavras.

convém por isso definir uma estratégia.

a minha, a partir de hoje, vai ser falar "verdade a mentir". no sentido figurado, claro. não gosto que me escapem as palavras pelo meio dos dentes da frente. é de mentiroso. ou então falar mentira só para que alguém perceba a verdade.


não posso deixar de lembrar palavras que "disse" há muito:

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
f. pessoa

isto sim, é falar verdade a mentir...

estive a pensar

vinha a ouvir rádio e de repente sai esta preciosidade,

"you look for all that's wrong, instead of all that's right ..." (HOOBASTANK)

lembrei-me então de há uns anos ter conhecido um bom som cujo álbum se apelidava,

"the privilege of making the wrong choice..." (zen)

dizia na altura que não achava aquilo lá muito católico. escolher errado é mau. se calhar era pequeno e os meus olhos haviam visto pouco.

hoje só me apetece dizer,

" Há Já Muito Tempo Que Nesta Latrina o Ar se Tornou Irrespirável..." (mão morta)

se calhar os meus olhos já viram demasiado...

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

viagem ao fim (2)

(o dia mais chato é o domingo. às vezes fico todo o dia na cama. outras saio. e hoje saí. passeei pela costa respirei o mar e depois fui parar na esplanada. parei também na tabacaria. comprei cigarros e o jornal. mais fósforos. depois segui sem rumo à procura de um sítio mais fresco. foi na avenida que uma brisa me parou. o cheiro que me chegou foi um pouco nauseabundo. olhei em volta e depois percebi. era um mendigo. estava sentado junto de uma caixa de multibanco e não pedia. ou pedia. mas calado só com o chapéu estendido. tentei olhar com mais atenção. reparei que a existência humana às vezes não podia ser mais cruel. desumana. ele era desprovido de vida. só respirava. via isso pelos bichos que tinha na pele junto à barba. e tinha ainda saliva num canto da boca. suja. imunda. depois vi que tinha cera nos ouvidos. mais triste não seria este desgraçado. o gato que ele tinha lambia-lhe de vez em quando as orelhas. aquilo nem me repugnava. era o mesmo que ele não existisse. eu fechei o jornal e dei-lhe uma moeda. olhou para mim e vi o deserto que tinha nos olhos. aridez. o nada.)

Arranjei um carro novo nos classificados.

Está na hora de dar um murro na mesa e meter um post de jeito no meio deste paneleirage toda...

Se é para usar citações de publicações, usemos então uma publicação mítica:

"As mulheres são como os discos...- suspira Guy. - Tudo depende do lado que se toca... E que agulha se utiliza... Para dela retirar belas melodias...
E para que ela dê melhores melodias, ele aumenta mais as estocadas na sua gruta, o que a fez estremecer de gozo.
(...)
- Entretanto, vamos mudar o lado do disco, de forma que a agulha fique por baixo... Para ter-mos nova melodia... - E, dizendo isto, ela salta para cima dele, tomando a rédea...
- Tu nem me deste tempo para tirar o vestido...
- Ooohhh... Ooohhh... Parece que sinto o som de flautas...
- Tu esqueces-te que a minha flauta também sabe todas as melodias... - suspira Guy.
"

In "Gina 104 - Tete-a-Tete".

se eu pudesse falar


"... No teu poema existe a dor calada lá no fundo,
o passo da coragem em casa escura
e, aberta, uma varanda para o mundo.


...

No teu poema
existe a esperança acesa atrás do mundo,
existe tudo o mais que ainda me escapa
e um verso em branco à espera de futuro."


José Luis Tinoco
(Interpretação de Carlos do Carmo, Uma canção para a Europa)

se eu falasse



«concebi tal horror ao amor que, durante anos, não pude ouvir, sem ranger os dentes, la vie en rose ou a morte de isolda. tentei então renunciar às mulheres, de certa maneira, e viver em estado de castidade. no fim de contas, a sua amizade devia bastar-me.

mas isso era o mesmo que renunciar ao jogo. fora do desejo, as mulheres aborreceram-me para além de tudo o que seria de esperar e, visivelmente, também eu as aborrecia. nada de jogo, nada de teatro, eu estava, sem dúvida, dentro da verdade. mas a verdade, caro amigo, é uma estopada.»

[albert camus, in "a queda"].